quinta-feira, 30 de março de 2017

Para aula de segunda 03/04

Todos devem postar crítica ao objeto de um dos colegas do grupo (todos devem fazer pelo menos uma crítica e todos os objetos devem receber pelo menos uma crítica).

A partir da pesquisa sobre fabricação digital, usando os termos abaixo, cada grupo (3 pessoas) vai reformular as ideias abstratas dos 3 objetos do grupo e produzir um novo objeto interativo no SketchUp trazendo a ideia de parametrização, normalmente usada no processo de criação, para o produto e seu uso (abertura para interação). Tal objeto deve ser apresentado de duas maneiras: primeiro, para a turma entender a proposta (explorando o video do SketchUp, usando cenas, layers, inserção fotográfica etc.) e escolher um objeto que será produzido na cortadora laser. Segundo, os grupos devem preparar uma prancha para o corte desse objeto. Ou seja, os grupos devem pensar em como o objeto será cortado e montado usando uma prancha de 84 x 59.3 centimetros, com espessura de 2 milímetros. Lembrem-se que a distância mínima entre os objetos na prancha deve ser de aproximadamente 3mm e que a cortadora (laser) queima o material (no caso de encaixes, trabalhem com uma pequena margem que vai ser queimada - aproximadamente meio milímetro).

Todos devem fazer uma reflexão sobre potencial de mudança na concepção e vivência dos espaços possibilitada pela fabricação digital, prototipagem rápida e parametrização.

Postar no blog o video e a prancha apra corte do objeto em grupo e a reflexão.

Termos para pesquisa:

waffle, panneling, slicing 
prototipagem rápida, fabricação digital/ digital fabrication
CNC laser, CNC fresa, impressora 3D
Parametric modeling, parametric architecture

Abaixo, um roteiro de como exportar o desenho do SketchUp para .dxf (formato necessário para o corte a laser). Lembrem-se de criar uma layer para o que for corte interno às peça e outra para corte externo das peças.





sexta-feira, 24 de março de 2017

Referências mencionadas na aula de quinta 23/03

Arquitetos que mostramos croquis:
Le Corbusier, Frank Gehry, Lina Bo Bardi, Álvaro Siza, Glenn Murcutt, Cedric Price, Rem Koolhaas,  Lebbeus Woods, Archigram e Superstudio.

Sobre composição/proporção sugerimos uma apostila (ainda em processo de produção no Lagear).

quinta-feira, 23 de março de 2017

Para aula de segunda 27/03

- postar 4 croquis da escola: 2 internos (com um e dois pontos de fuga), 2 externos (com um e dois pontos de fuga);

- postar um parágrafo crítico de um croqui de um colega (levem em conta traço, enquadramento, posição do desenho na folha, "peso" do desenho na folha, expressividade etc.);

- Assistir os 4 vídeos tutoriais do SketchUp que se encontram no menu "Getting Started" em: 
  • Part 1 - Ferramentas básicas e métodos de navegação;
  • Part 2 - Criação de uma casa com mais detalhes (incluindo as ferramentas offset e follow-me);
  • Part 3 - Criação de espaço interior usando limites de referência, copiando objetos, adicionando pequenos detalhes e pintando superfícies;
  • Part 4 - Criação de uma mesa introduzindo grupos e componentes.
Para aprofundar no uso das ferramentas, no mesmo link para os 4 video tutoriais tem mais 24 tutoriais específicos sobre as ferramentas.

- Realizar passo a passo 3 Self-paced Tutorials do SketchUp. Para estes tutoriais necessita-se ter o SketchUp instalado e fazer o download dos arquivos das páginas:

segunda-feira, 20 de março de 2017

Referências mencionadas na aula de segunda 20/03

Sobre representação perspectívica
Gravuras de Dürer
Câmara escura e o trabalho de Vermeer
Livros:
PÉREZ-GÓMEZ, A.; PELLETIER, L. Architectural representation and the perspective hinge. Cambridge: MIT Press, 1997.
HOCKNEY, D. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Textos:
PÉREZ-GÓMEZ, A.; PELLETIER, L. Architectural representation beyond perspectivism. Perspecta. New York: The Yale Architectural Journal and Rizzoli International, no. 27, 1992, pp. 20–39.
BALTAZAR, A. P. Além da representação: possibilidades das novas mídias na arquitetura. V!RUS. São Carlos, n. 8, dezembro 2012. (atenção: a interface do site é confusa. O artigo tem 4 "páginas", e os quadradinhos para passar para a próxima página ficam na parte superior do texto).
CABRAL FILHO, J. S. Computer Graphics Representation of Architectural Subjective knowledge. Unpublished Masters Thesis, University of Sheffield, 1993. (disponível na biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG).

Sobre aparelho, jogo e pós história (desdobrando as programática de Flusser):
FLUSSER, V. Jogos. Artigo não publicado e cedido pelo Arquivo Flusser em Berlim em 2010, [s.d.a]
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985.
FLUSSER, V. Line and surface. In Ströhl, Andreas (ed.), Writings, Minneapolis and London: Univ. of Minnesota Press, 2002. pp. 21–34.
FLUSSER, V. Fenomenologia do brasileiro: em busca de um novo homem. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.
BALTAZAR, A. P. A sedução da imagem na arquitetura: Materamoris como alternativa pós-histórica', in Duarte, Rodrigo et al., Imagem, imaginação, fantasia: 20 anos sem Vilém Flusser, 2014, pp. 9-20.

Para aula de quinta 23/03

Exercício 1 - Todos devem fazer 2 croquis internos e 2 croques externos da Escola de Arquitetura, sendo que tanto os internos quanto os externos devem conter uma perspectiva frontal, com um ponto de fuga (observador posicionado perpendicularmente à superfície principal) e uma perspectiva orientada pela aresta principal do volume, com dois pontos de fuga.

Exercício 2: A partir da rede de relações dos objetos pessoais, tecida hoje em aula, construir um protótipo/maquete de um objeto interativo programático. A rede a ser considerada deve ser aquela formada pelo seu objeto e os objetos dos colegas que você escolheu e pelos objetos dos colegas que escolheram o seu objeto. Para tanto, recorra aos blogs dos colegas e à imagem da rede (abaixo) para averiguar quais objetos foram associados pelos seus colegas ao seu objeto.


A rede de objetos deve ser considerada abstratamente, ou seja, não basta ler os objetos a partir das descrições subjetivas (representativas de si mesmos) que os colegas fizeram em sala, mas expandir as possibilidades objetivas da rede, ou seja, cada objeto deve ser considerado em si e em relação com os demais a partir de suas características físicas (propriedades) e funcionais (atributos - para que é o objeto ou para que poderia ser). Essa rede deve inspirar o objeto interativo programático a ser criado.

Lembrando: O objeto interativo programático deve ser realizado materialmente e pode contar com informações complementares (ilustrações, imagens e explicações verbais) sobre sua dimensão interativa.


Dicas para croquis



quinta-feira, 16 de março de 2017

Para aula de segunda 20/03

Todos devem criar um blog para a disciplina e enviar um email com o nome completo e o endereço do blog para professores.aia@gmail.com (endereço do blog deve possibilitar a identificação do aluno).

Todos devem postar no blog o parágrafo sobre o texto "Animação cultural" de Vilém Flusser, elaborado em sala de aula na quinta 16/03, acrescido de duas ideias dos colegas que chamaram atenção. Lembrem-se do objetivo de entrar em diálogo com o que pensam os colegas e não ficar preso à lógica do "post".

Todos devem refletir e postar um parágrafo sobre a diferença entre roupa e arquitetura (a partir do desafio lançado ao final da aula de quinta 16/03).

Todos devem ler o texto "Nosso programa" de Vilém Flusser e começar a pensar nas possibilidades finalística, causalística e programática (focando na programática) para informar a escolha de um objeto que os represente (trazer o objeto que representa cada um, pois vamos construir uma rede com todos os objetos na aula de segunda feira).

Todos devem trazer para aula papéis com texturas diferentes e lápis e canetas distintos, para começarem a experimentar croques.

segunda-feira, 13 de março de 2017

:: AIA – ATELIER INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2017


Fundamentação para o projeto de arquitetura e urbanismo I


Professores
José dos Santos Cabral Filho
Ana Paula Baltazar
Sandro Canavezzi
Eduardo Mascarenhas

Estágio docência
Diego Fagundes
Tiago Cícero
Lucas Alves


O objetivo geral do Atelier Integrado de Arquitetura (AIA) é permitir aos alunos recém-ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura e urbanismo. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, objetiva-se também enfatizar os processos criativos no uso dos instrumentos. Busca-se o desenvolvimento de postura crítica tanto para percepção quanto para proposição de espaços, além de desenvolvimento de linguagem própria de representação para lidar com projetos.

Por meio de atividades, workshops, leituras e discussão de textos e imersões em espaços fora da escola, a disciplina tem por intuito sensibilizar os alunos em quatro aspectos fundamentais na formação do arquiteto:

Percepção 
[o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]

Imaginação 
[criatividade - aguçar a imaginação]

Produção 
[construção - exercitar a habilidade de experimentação]

Representação 
[escrever - registrar o objeto arquitetônico]

atividades:
  • Desenho de observação, croquis, produção de imagens digitais
  • Análise crítica de espaços arquitetônicos
  • Discussão sobre formas de apropriar do espaço: flaneur, deriva, parcour, flash mob, rolezinho  e performance
  • Proposição de performance - ocupação do espaço com o corpo
  • Seminário de Desing de Interação e Debate sobre interatividade e virtualidade
  • Elaboração de objeto interativo individual
  • Elaboração de maquete física e digital
  • Proposição de interfaces para intervenção espacial em grupo
  • Caderno técnico 
  • Vídeo

workshops:
  • Croquis
  • Mecanismos e Eletrônica
  • Sketch Up e fabricação digital para produção de objeto paramétrico
  • Arduino, Processing e Grasshopper 
  • Photoshop 
  • Editores de vídeo (Premiere) 
  • InDesign 

textos:

livro:

visitas/ imersões:
  • Museu de Arte - Pampulha (10/04 - saindo da escola às 8h00)
  • Parque Municipal (06/04 - encontro no portão principal da Afonso Pena às 7h30)
  • Inhotim (20/04 - encontro na escola às 7h30)
  • Diamantina (02 a 12/06)